Mercados orientados para a procura do desenvolvimento integrado e sustentável

Contexto

Nomeadamente a pobreza urbana é não raras vezes o resultado de um ambiente inadequado à actividade económica nas zonas rurais. Por esta razão, o desenvolvimento económico rural e local são pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável e da diversificação económica.

O censo de 2014 mostrou que a maioria dos angolanos (62 por cento) vive em áreas urbanas. Esta explosão urbana resulta numa demanda enorme e repentina de serviços básicos nas cidades. A criação de oportunidades locais nas áreas do comércio e do emprego, incluindo a diversificação das economias rurais, tira as pessoas da pobreza e mitiga as consequências negativas da migração rural-urbana. Os municípios são cruciais na promoção do desenvolvimento económico rural e local.

Este projecto será orientado para os “Mercados para os Pobres”(MPP), procurando criar uma dinámica própria com três vertentes:

1. Melhorar o acesso ao registo civil no município de Bungo. Não é só importante como um direito de cidadania mas também uma maneira de permitir que as pessoas abram uma conta bancária, registem uma empresa, e matriculem os seus filhos na escola, entre outros serviços essenciais.
2. Estimular a produção agrícola e comércio, apoiando os agricultores e as suas associações, através de escolas de campo para agricultores, fornecimento de sementes, ferramentas e maior acesso ao mercado.
3. Apoiar microempresas locais, através de crédito e serviços de consultoria. As pequenas empresas, como padarias, cabeleireiros, e transformação de produtos locais são cruciais para o desenvolvimento económico local e diversificação.

As principais actividades do projecto incluem:

• Fornecer aos serviços de registo civil instrumentos que lhes permitam multiplicar a divulgação de notícias nesta área através da distribuição de folhetos informativos
• Associações de agricultores visando a sua formação em gestão
• Formação de agricultores em técnicas de produção nas escolas de campo para agricultores
• Fornecimento de sementes e ferramentas para agricultores
• Ajudar os agricultores a colocarem os seus produtos no mercado
• Identificação de pequenos empreendedores locais para financiamento e treinamento
• Financiar pequenas empresas locais seleccionadas
• Criação de um fundo de crédito rotativo para os empresários locais.

O projecto está localizado nas províncias do Município de Bungo, Uíge, e apoia 5.000 famílias no sentido a aumentar a sua produção e comércio. Este projecto apoia também 185 jovens empresários locais nas suas diversas actividades.

About

Baixar
Iniciando
Novembro de 2013
Final
Novembro de 2016
Áreas principais
Desenvolvimento Local
Províncias
Uíge
Parceiros Consultores JMJ Angola, Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), departamentos da administração municipal e pequenos empresários a nível local.