Melhoria nos cuidados de saúde rural através de tecnologia inteligente

Contexto

Os cuidados de saúde na província do Cunene, no sudoeste de Angola, enfrentam uma série de desafios, desde estradas pobres a serviços de saúde pública limitados. Desde 2012, Cunene tem sido atingido por secas sucessivas, que dizimam as culturas e o gado, e que trouxeram mais insegurança a nível alimentar, acrescido pela falta de água, levando a um aumento dos casos de problemas de saúde em crianças, particularmente a malnutrição. As vacinas não foram totalmente administradas, agravando o problema. Além disso, as comunidades rurais de Cunene apresentam as taxas de infecção pelo HIV mais elevadas de Angola.

O projeto visa melhorar o acesso aos cuidados primários de saúde no município de Ombandja, na província do Cunene. A maioria dos 298.200 habitantes do município são assistidos pelo hospital do Chiulo, co-gerido pelo Ministério da Saúde, pela Igreja Católica e pelo parceiro de implementação do PISpA, Médicos com África (CUAMM). O hospital do Chiulo está equipado com 200 camas, uma sala de cirurgia de base e 4 centros de saúde rurais, 50 agentes comunitários de saúde e 70 parteiras tradicionais.

O projecto visa melhorar substancialmente a qualidade dos serviços de saúde nas seguintes áreas:

  • Serviços de emergência cirúrgica e obstetrícia
  • Frequência de consultas pré-natal e número de nascimentos nas unidades de saúde
  • Serviços pediátricos para a malária, HIV, tuberculose, malnutrição, diarreia aguda e doenças respiratórias
  • Diagnóstico de tuberculose com o dispositivo de ponta GeneXpert MTB / RIF, o que permitirá, pela primeira vez, o diagnóstico de casos de tuberculose multirresistente no sul de Angola, aumentando o número de pacientes que potencialmente completarão com sucesso o tratamento à tuberculose

Melhorar os dados locais sobre morbilidade, mortalidade e necessidades de saúde.

O projecto é orientado pelas seguintes actividades:

  • Formação de trabalhadores locais e modernização de equipamentos cirúrgicos
  • Introdução de tecnologia inteligente para a gestão hospitalar nas zonas rurais em Angola; software hospitalar, painéis solares para postos de saúde e frigoríficos solares para armazenamento de vacinas e sangue

Empregar agentes de saúde comunitários que vigiem os níveis de nutrição infantil, encaminharem os casos suspeitos de tuberculose e promoverem a prevenção de doenças comuns.

O projecto está localizado no Chiulo, município de Ombandja na província do Cunene. Destina-se a 235.000 pessoas e a clientes de outros municípios e províncias, que usem os serviços de tuberculose e de oftalmologia do Chiulo. Cerca de 200 médicos, parteiras e enfermeiras no hospital do Chiulo e nos centros de saúde rurais envolventes.

About

Baixar
Iniciando
Março de 2015
Final
Março de 2017
Áreas principais
Desenvolvimento Local
Províncias
Cunene
Parceiros Médicos com África (CUAMM)